O QUE É ANTIGRIPPINE?
Antigrippine® Trieffect é um medicamento não sujeito a receita médica, especialmente desenvolvido para o alívio dos sintomas de constipações e gripes, incluindo dores de cabeça, dores de garganta, congestão nasal, dores corporais e febre.

A QUEM SE DESTINA?

Adultos e Crianças com idade igual ou superiora 12 anos.

QUANDO USAR?

Antigrippine® está especialmente indicado no tratamento sintomático de estados febris e dolorosos e no tratamento de resfriamentos em geral acompanhados, ou não de febre, dores de cabeça e dores articulares.

COMPOSIÇÃO

Cada comprimido contém: Paracetamol (250 mg), maleato de mepiramina (20 mg), cafeína (30 mg).

APRESENTAÇÃO

Embalagem de 20 comprimidos.

SABER MAIS

Como actua Antigrippine®?

O paracetamol actua como antipirético (para baixar a febre) e analgésico (alivia a dor). Diminui a temperatura corporal em doentes com febre, mas raramente diminui a temperatura corporal normal.

A cafeína, entre outras acções, é um adjuvante analgésico. Contrai os vasos cerebrais com uma diminuição no fluxo sanguíneo cerebral e na tensão de oxigénio do cérebro. Desta forma, contribui para o alívio das dores de cabeça e permite também um mais rápido início de acção e um efeito analgésico do paracetamol superior. A cafeína contraria parcialmente a sonolência induzida pelo anti-histamínico.

O maleato de mepiramina é um anti-histamínico. Os anti-histamínicos diminuem ou anulam as principais acções da histamina, sem a inactivar nem evitar a sua síntese ou libertação, nos tecidos, contribuindo, assim, para um alívio da rinorreia, espirros, prurido nasal, conjuntivite e congestão nasal. Os anti-histamínicos possuem também uma acção anti-colinérgica, o que diminui a quantidade de muco segregado, aliviando a rinorreia.

Crianças

Não utilizar em crianças com menos de 12 anos de idade

 

Não tome Antigrippine®:

  • se tem alergia (hipersensibilidade) às substâncias activas ou a qualquer outro componente deste medicamento.
  • se sofre insuficiência renal ou hepática; deficiência em glucose-6-fosfato desidrogenase; hepatite viral (devido ao paracetamol).
  • se sofre de perturbações do ritmo cardíaco (taquicardia, arritmia) e aumento da pressão intra-ocular (glaucoma agudo) (devido à presença de cafeína e maleato de mepiramina, respectivamente).

 

 

Advertências e precauções especiais de utilização

Doentes a quem foi diagnosticada insuficiência renal ou hepática devem procurar aconselhamento médico antes de tomar Antigrippine®.

Em caso de persistência dos sintomas, os doentes devem consultar o médico.

Os doentes devem evitar a toma excessiva de cafeína (chá, café, bebidas com cafeína) enquanto estiverem a tomar Antigrippine®.

Não usar doses maiores que as recomendadas, exceto em caso de expressa indicação do médico.

Em caso de sobredosagem acidental procurar imediatamente o médico.

O paracetamol deve ser usado com precaução em doentes com anemia pré-existente, uma vez que a cianose pode não ser aparente apesar das perigosas altas concentrações sanguíneas de meta-hemoglobina. Antigrippine® não deve ser usado em adultos ou crianças para automedicação de febre alta (superior a 39,5ºC), ou de febre recorrente, exceto se prescrito pelo médico, uma vez que tais febres podem indicar doença séria necessitando de pronta avaliação médica.

 

Antigrippine® deverá ser usado com cuidado e sob vigilância em doentes com hipertrofia prostática por risco de retenção urinária.

Embora possa haver com a administração prolongada de paracetamol um certo grau de dependência psicológica, não se conhecem casos de dependência física ou de desenvolvimento de tolerância.

Manter fora da vista e do alcance das crianças.

Leia cuidadosamente as informações incluídas no folheto informativo e em caso de dúvida ou persistência dos sintomas consulte o seu médico ou farmacêutico.

INSTRUÇÕES

Adultos (incluindo idosos) e crianças com idade igual ou superior a 12 anos: 2 comprimidos, 3 vezes ao dia. Dose máxima diária: 4000 mg / 520 mg (paracetamol/cafeína).

Não exceder a dose diária recomendada. Os comprimidos devem ser engolidos com um pouco de líquido e após as refeições. Intervalo mínimo entre doses: 4 horas. A duração do tratamento não deve exceder 3 dias, a não ser por expressa indicação médica. Não exceda a dose diária recomendada.

Antigrippine® não está recomendado para crianças com menos de 12 anos.

Antigrippine 250 mg + 20 mg + 30 mg Comprimidos é um medicamento não sujeito a receita médica indicado no tratamento sintomático de estados febris e dolorosos e no tratamento de resfriados em geral, acompanhados ou não de febre, dores de cabeça ou dores articulares. Tome especial precaução se tiver hipersensibilidade ao medicamento, insuficiência renal ou hepática, hepatite viral, deficiência em glucose-6-fosfato desidrogenase, perturbações do ritmo cardíaco ou aumento da pressão intra-ocular. Leia cuidadosamente as informações constantes do acondicionamento secundário e do folheto informativo e, em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas, consultar o médico ou o farmacêutico.