OMEGA PHARMA NO MUNDO

A Omega Pharma nasceu na Bélgica em 1987 e foi criada por dois farmacêuticos, um dos quais, Marc Coucke, o actual CEO do Grupo. Sob o lema “Por farmacêuticos, para farmacêuticos”, os fundadores revelaram desde a primeira hora a ambição de construir uma companhia internacional especializada na área de Consumer Healthcare.

 

Em menos de 25 anos, a Omega Pharma passou de uma pequena empresa belga para um grupo multinacional relevante a operar em 35 países, essencialmente no mercado Europeu, com mais de 2.000 colaboradores e uma faturação superior a €1000 milhões.

 

Em Novembro de 2014 a Omega Pharma foi adquirida pelo grupo Perrigo, multinacional norte-americana que atua na produção de medicamentos.
Actualmente a Omega Pharma é um dos 10 principais players mundiais da industria farmacêutica no mercado de Consumer Healthcare, distinguindo-se pelo seu dinamismo, constante inovação e focalização no mercado da auto-medicação.

HISTÓRIA

Fundado por 2 farmacêuticos, incluindo Marc Coucke, actual CEO da empresa, sob o lema “Por farmacêuticos, para farmacêuticos”.

Entrada em Bolsa na Euronext Bruxelas.

Primeira fase do processo de internacionalização. Aquisição da Chefaro, operando em Espanha, Reino Unido, Alemanha, Países Baixos e França. (Predictor, Davitamon).

Entrada da empresa em Portugal.
Criação da Chefaro Portuguesa e aquisição da Prisfar.

Expansão para Itália, Grécia e Escandinávia.

Segunda fase do processo de internacionalização – entrada nos mercados emergentes. Serviço a 130,000 farmacêuticos na Europa Ocidental e a 185,000 farmacêuticos em toda a Europa. Entrada em mercados fora da Europa (Austrália, Nova Zelândia, Argentina).

Aquisição da empresa Laboratoire de la Mer, um dos líderes mundiais na área dos produtos Cough & Cold.

Chefaro e Prisfar unem-se para formar a Omega Pharma Portuguesa.

Saída da Bolsa Euronext Bruxelas e aquisção à GSK de um conjunto de 55 marcas OTC (Lactacyd, Libenar, Valda..)

Em Novembro de 2014 a Omega Pharma foi adquirida pelo grupo Perrigo, multinacional norte-americana que atua na produção de medicamentos.